sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Triceratops

triceratops2

Rolou na net há algum tempinho a notícia bombástica que o Triceratops nunca existiu. Na verdade, ele era a fase jovem de uma outra espécie, o Torossauro (não vou fazer nenhum trocadilho que isso já é piada pronta). Poxa, temos que rever todas as aparições na cultura pop de um dos dinossauros mais famosos do mundo! E o Billy, o Power Ranger azul (1ª temporada!)? E aquela dinossaurinha pentelha de Em Busca do Vale Encantado? Os exemplos são intermináveis!

E não é a primeira vez que um equívoco paleontológico dessa gravidade acontece. O exemplo mais famoso é o do Brontossauro. Sim, amigos. Este dino imortalizado pelos Flinstones (um dos pratos favoritos do Fred: Costela de brontossauro do Bronto-Burger) se chama, na verdade, Apatossauro. O que aconteceu foi o seguinte: em tempos e lugares diferentes, o mesmo dinossauro foi descoberto por pessoas diferentes e registrado com nomes diferentes. Quando se descobriu que os dois dinos eram, na verdade, o mesmo, prevaleceu o Apatossauro, que fora registrado antes.

Casos como estes nos fazem ponderar sobre a precisão das classificações. Quantos equívocos similares ainda aparecerão? Qual será sua magnitude dentro da cultura popular? Quão verossímeis são os dinossauros atualmente representados nos filmes, gibis, desenhos e documentários? No começo do século XX imaginava-se que os dinossauros quadrúpedes se assemelhavam a iguanas gigantes e os bípedes eram que nem o Godzilla, por exemplo. Evoluímos muito desde então. No entanto, quanto chão ainda tem pela frente até que tenhamos a verdade? Teremos algum dia dinossauros representados sem falhas?

Mas acima de tudo, quem (além de mim) liga?

5 comentários:

  1. realmente. who cares?! ahueaheuae...
    a tirinha ficou ótima, apesar de eu não ter entendido, e o amarelo de fundo ficou bem melhor que o degradê roxo-azul.
    e gostei da ideia de vc escrever um textinho junto com a tirinha.

    ResponderExcluir
  2. Eu ligo!
    Eu estou com você!

    Não vamos deixar que façam com o Triceratops que nem fizeram com plutão, o planeta anão!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu imaginava que os dinossauros eram uma invenção da industria cultural como os vampiros ou a segunda guerra...

    Quer dizer que tem uma profissão só para analisar os dinossauros?

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca saberemos, Mau. Esta é a mágica da coisa toda.

    ResponderExcluir
  5. Alguém mais se importa! Ganhei o dia agora! Hahahaha!

    http://www.youtube.com/watch?v=zmJ3nCCYFR0&feature=sub

    ResponderExcluir